Para muitos, o fim do ano é uma oportunidade de começar a colocar os sonhos em prática e a tão sonhada casa própria, pode se tornar realidade. É durante o fim do ano que algumas oportunidades surgem, além das ofertas do mercado imobiliário, também é uma época para faturar mais e complementar a renda.
Porém, nada disso será o suficiente se você não tiver um planejamento a longo prazo. Preparamos algumas dicas para você se planejar e entrar no ano de casa nova!
Planeje e trace metas
Em primeiro lugar você precisa saber o que quer e como quer, só assim você saberá quanto custa seu sonho e como é possível alcançá-lo. Sem metas será impossível se planejar financeiramente e encontrar a casa perfeita.
Idealize o imóvel que você quer, faça uma pesquisa de mercado, avalie se ela atende suas necessidades e quais as opções existentes para comprá-la. Trace metas reais que sejam possíveis de cumprir e estipule um prazo para atingi-las.
Estude
Mesmo tendo em mente o imóvel que você quer, existem variáveis. Por exemplo, a cidade, o bairro, o estado do imóvel, a forma de pagamento, tudo isso influencia no negócio e consequentemente no seu planejamento financeiro.
Estude as possibilidades e faça pesquisas relacionadas as regiões que atendem suas necessidades, custo benefício para seu estilo de vida e de sua família, além de formas de pagamento – tipos de financiamentos, pagamentos à vista, trocas, entre outras oportunidades que beneficiem as negociações.
Organize suas finanças
Avalie o quanto é possível poupar durante os meses de planejamento, quais os ajustes financeiros você precisa fazer e qual a melhor opção para guardar esse dinheiro. Além de poupar, você também pode fazer esse dinheiro render por meio de investimentos.
Inclua dentro do planejamento financeiro todos os custos para a aquisição do imóvel. Existem diversas outras despesas além do valor de compra como, custos com documentação, reformas e consertos, impostos, reajustes financeiros, despesas com corretor e imobiliária, etc.
Segurança
Hoje o mercado disponibiliza métodos mais seguros em suas negociações. As contas caução, também conhecidas como contas escrow , são contas que funcionam como uma garantia em um acordo comercial. Elas são mantidas sob responsabilidade de um terceiro até que determinadas cláusulas de uma negociação sejam devidamente cumpridas pelas partes envolvidas.
Durante uma transação imobiliária este tipo de garantia mostra-se importante para que todas as partes não percam tempo e dinheiro. Para evitar dor de cabeça de quem compra, de quem vende e do corretor de imóveis que intermedia a negociação, a melhor maneira de administrar o dinheiro envolvido na transação é através de uma conta caução ou conta garantia.
Por fim, comprar uma casa não é tarefa simples, requer atenção e cautela. Não basta ter encontrado a casa certa, ela precisa estar regularizada. Neste artigo, te ajudamos a entender quais os documentos necessários e o que é imprescindível checar antes de fechar o negócio
E, se neste ano você ainda não conseguiu encontrar sua casa dos sonhos, não desanime, coloque as dicas em prática e se prepare para os próximos 12 meses.