Quanto tempo você acha que gasta-se para se vender um imóvel no Brasil? Acertou quem acha que demora mais de um ano! Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), gasta-se 16 meses, em média, para a conclusão de transações imobiliárias.
Infelizmente, esses 480 dias de espera são uma realidade exclusiva do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o prazo varia entre 55 e 75 dias, em média, para vender uma casa. Na França, são 93 dias. Na Escócia, 39. Ou seja, não é algo comum precisar de tanto tempo para escolher um novo lar.
O tic-tac do relógio começa a contar desde o dia que o vendedor do imóvel oficializa o anúncio, até a data do preenchimento final de toda a papelada (e bota papelada nisso). Os motivos para a demora são variados: imóveis irregulares, falsas promessas, insegurança, golpes, cenário econômico, quebras de contrato, problemas com os corretores, etc.
Para que você tenha ideia, dados recentes revelam que 60% dos imóveis brasileiros têm algum tipo de irregularidade. São 30 milhões de imóveis sem escritura ou documento elaborado em cartório que comprove a titularidade de um imóvel.
Agora, imagine só: mais de um ano se passa, um imóvel quase vendido e, por fim, a desistência de uma das partes, sem muitas explicações. Para evitar toda essa dor de cabeça e prejuízo no bolso, você não acha mais seguro e confortável ter uma empresa que faça todas as intermediações da negociação financeira?
Tecnologia a favor da segurança
Derivada de uma estrutura americana já implantada em diversos países mais desenvolvidos, as contas caução ou contas Escrow têm demonstrado ser uma ferramenta bastante eficiente para o mercado imobiliário, principalmente, por conta de todos os pontos que listamos relacionados à conclusão de todo o processo.
Trata-se de uma conta garantia, administrada por um terceiro imparcial, com a responsabilidade fiduciária, como a SafeSwap. Todo o processo é seguro e amparado por tecnologia de ponta. Um software capaz de garantir a segurança do investimento inicial do comprador durante a negociação de um imóvel.
O software “guarda” o investimento inicial feito pelo futuro proprietário do imóvel até que todos os processos burocráticos sejam finalizados, garantindo uma indenização caso haja algum dano ou falta do cumprimento de alguma obrigação.
Contrato é importante, mas não protege
As contas caução, também conhecidas como contas garantia, são muito mais que um serviço. Elas garantem a tão sonhada segurança para as transações imobiliárias.
Já os contratos são sim importantes, mas eles servem apenas para acionar juridicamente quem deixa de cumprir com a sua responsabilidade. Neste caso não é possível listar garantias e nem tempo que pode durar um processo jurídico.
Além disso, segundo dados do Registro de Imóveis do Brasil, em 2019, o prazo para resolução de conflitos envolvendo contratos de compra e venda só no estado de São Paulo era 293 dias. Média de 480 dias para vender um imóvel somado a 293 para resolver um conflito contratual. Será que você tem todo esse tempo para esperar?
SafeSwap: transparência para sua operação imobiliária
A SafeSwap é uma empresa brasileira especializada em segurança no processo de compra e venda de imóveis. Através do nosso software administramos contas caução que asseguram o seu investimento inicial para compra de imóveis.
Assuntos que podem te interessar:
Como não perder dinheiro na aquisição de um imóvel?
Fazer apenas um contrato para compra de um imóvel me protege de danos?