O investimento em imóveis de luxo é altamente rentável e sinônimo de bons rendimentos no futuro. Mas por se tratar de uma negociação que envolve valores maiores, os cuidados para fugir dos golpes imobiliários devem ser redobrados.
As armadilhas são muitas e infelizmente estão em alta já que o mercado imobiliário de luxo está aquecido desde o ano passado. Leia nosso artigo até o final e aprenda a identificar e driblar os golpes mais comuns:
Preços abaixo do mercado
Os preços no mercado podem até variar um pouco, mas se notar um desconto muito absurdo, facilidades demais e nenhuma exigência, desconfie! Os valores têm sua tabela praticada no mercado e dificilmente sofrerão alterações tão bruscas de um lugar para o outro.
Falsificação dos documentos do imóvel
Este é um dos principais golpes aplicados atualmente. Trata-se de um estelionatário que se passa por vendedor de imóvel para obter a cópia da escritura no cartório com os dados do verdadeiro dono, e sem pudor algum, troca o número da carteira de identidade e CPF. No dia de assinar a nova escritura, quem aparece não é o proprietário interessado na venda, e sim, o falso vendedor. Ou seja, o golpista vende o imóvel se passando por outra pessoa.
Quando o verdadeiro dono descobre, consegue reaver o imóvel, porém o comprador certamente ficará com o prejuízo.
Driblar este tipo de golpe não é tarefa fácil. Mas é possível! Quando recebemos a escritura, ela deve ter sido emitida por algum cartório de notas. Por isso, deve ter o selo do cartório. Através do selo você pode verificar no próprio site do extrajudicial do seu estado e checar a validade do documento e a assinatura do proprietário.
Venda do mesmo imóvel para várias pessoas
O dono negocia e vende o imóvel para várias pessoas ao mesmo tempo, aproveitando a mesma documentação. Ao receber o sinal ou até mesmo o valor total dos compradores, o vendedor desaparece. Já imaginou o tamanho do problema??
Legalmente, o dono é quem registra o imóvel primeiro. Os demais compradores ficarão no prejuízo…
A SafeSwap é a parceira ideal para evitar golpes deste tipo. O dinheiro do comprador fica assegurado numa conta caução até que os demais documentos sejam validados e o contrato de compra e venda seja concluído.
Venda sem consentimento do cônjuge
De acordo com a nossa legislação, nenhum imóvel de posse de um casal pode ser vendido sem comum acordo. Isso é válido para qualquer regime de casamento, até mesmo para aqueles em absoluta separação de bens.
Neste tipo de golpe, o marido ou a mulher vende o imóvel sem consentimento do cônjuge. Apresenta-se procuração falsa e a venda é realizada. Caso o outro cônjuge descubra, o mesmo pode solicitar a anulação da venda.
O melhor a se fazer neste caso é ter uma declaração do cônjuge que não está participando da venda do imóvel autorizando a transação.
Golpe da portaria
Neste golpe, o falso corretor vê o anúncio do imóvel no jornal ou em algum portal, onde é informado que as chaves do apartamento estão na portaria para visitação. Ele leva interessados ao local, fazendo o papel do corretor, e os convence a pagar uma taxa para reserva do imóvel. Depois de pagar, o interessado não encontra mais o estelionatário.
Na dúvida sobre a veracidade de uma situação dessas confira se o seu corretor é registrado no CRECI. Basta acessar o site do CRECI da sua região e digitar o nome do profissional. Se ele estiver ativo, aparecerá o nome e o número do CRECI, o que significa que é mesmo um corretor de imóveis.
Para todos os golpes acima, esteja alerta! Percebendo algo errado, ligue para a polícia e denuncie!
Quer mais segurança na sua negociação? Entre em contato com a SafeSwap
A SafeSwap é uma empresa brasileira especializada em segurança no processo de compra e venda de imóveis. Através do nosso software administramos contas caução que asseguram o seu investimento inicial para compra de imóveis.
Compre o seu imóvel com a SafeSwap de forma rápida, simples e segura.
Assuntos que podem te interessar:
Como não perder dinheiro na aquisição de um imóvel?
Fazer apenas um contrato para compra de um imóvel me protege de danos?