Se você chegou até aqui é porque está prestes a realizar o sonho da casa própria ou então aumentar seu patrimônio. Parabéns!
Porém, esse é um passo que requer muita atenção, afinal, além de ser uma conquista significava é um investimento expressivo.
Neste artigo queremos ajudá-lo a fazer uma compra segura, por isso, preste atenção às nossas recomendações e conte sempre com apoio profissional
Então vamos lá:
O primeiro de tudo é estudar a localização onde pretende fazer o investimento. Veja se atende às suas necessidades e da sua família. Visite o bairro, conheça o comércio local, o histórico de segurança dos moradores e procure ir em horários variados, para entender como o local se comporta. Conheça sua vizinhança e verifique se está alinhado ao seu estilo de vida.
Feito isso e escolhido o imóvel, é hora de garantir que está fazendo uma compra segura. As indicações abaixo servem para imóveis novos ou usados. Confira a lista que montamos:
Vistoria do Imóvel
Antes de iniciar os trâmites legais, é importante garantir que o imóvel que pretende adquirir está de acordo com a oferta. Caso você não tenha conhecimento técnico, o indicado é que conte com ajuda especializada (auditor, engenheiro, arquiteto, etc). O profissional irá inspecionar a parte interna e externa do imóvel. Em sua lista estará a checagem do estado dos encanamentos, instalação elétrica, estrutural, acabamento, vazamentos e infiltrações e apontar se há problemas mascarados no imóvel.
Documentação do imóvel
Depois de checar todos os itens acima, é hora de verificar se a documentação da casa possui alguma irregularidade. Como comprador você deve solicitar ao vendedor ou ao corretor que está auxiliando os seguintes documentos atualizados e autenticados:
- Matrícula do imóvel – este documento garante que o indivíduo é proprietário real ou representante legal do imóvel e se não há associado a ele ou a propriedade processos de penhora, caução, hipoteca etc;
- Certidão negativa e atualizada dos tributos municipais quitados até o presente momento;
- Certidão atualizada do IPTU, garantindo que não há débitos junto à prefeitura;
- Caso esteja localizado em um condomínio solicite a declaração de inexistência de débitos.
Verifique nos órgãos públicos se o imóvel está declarado como utilidade pública, uma vez que, se estiver, você pode ser desapropriado.
Documentos do vendedor
Assim como o imóvel, a idoneidade do proprietário/vendedor é extremamente importante para garantir uma negociação e compra segura. Por essa razão, é fundamental ter acesso aos seguintes documentos:
- Cópia do CPF/CNPJ e RG (Caso seja pessoa jurídica, solicite também dos sócios, se houver);
- Certidão de nascimento atualizada (para checagem do estado civil);
- Certidão da justiça estadual ou federal (checagem de ações criminais, cíveis ou ações de execução fiscal em nome do vendedor ou dos dependentes);
- Certidão negativa de débitos tributários das Fazendas Municipais, Estaduais e Federais;
- Certidão negativa da Justiça Federal e do Trabalho;
- Certidão negativa do e do INSS;
- Certidão negativa FGTS (para pessoas jurídicas);
Atenção: Sempre consulte um advogado especializado para analisar todos os documentos, inclusive no caso de imóveis novos. Verifique o memorial descritivo do imóvel e o Habite-se, emitido pelo município e registrado em cartório.(documento que atesta que o imóvel está de acordo com o projeto aprovado).
Vale ressaltar que mesmo com todos os documentos em dia, é importante amarrar todas as pontas e manter sua negociação e aquisição ainda mais segura. O mercado brasileiro já oferece a conta caução, que servirá como garantia desde a negociação até a finalização e assinatura da compra do imóvel, assegurando que o valor investido na entrada estará liberado apenas após o cumprimento de todas as cláusulas da negociação. Aqui na SafeSwap, temos a solução ideal.
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